quarta-feira, 29 de abril de 2009

PATRIMÔNIO IMATERIAL

A sociedade Guaíbense tem duas áreas conhecidas como património imaterial, Gruta de Mãe Oxum e Pedra de Xango, essas áreas foram demarcada na década de 70, por Mãe Dálila de Odé. O tempo passou Mãe Dalila morreu e os monumentos ficaram em total abandono. no ano passado a ASSOBECATY, entendeu que estava sendo contrario o que está inscrito na constituição federal , em cima do artigo 216 a lei 4717 que diz que quando um cidadão identifica que o poder público não esta preservando o patrimonio, a comunidade pode tomar medidas legais. A representante legal da entidade, no mês de Agosto de 2008 retirou a santa da gruta registrou denúncia ao ministério público . Hoje a situação está tranquila pois começam as negociações para a resolução do impasse. ASsobecaty apresenta uma sugestão, para suscitar o debate despertando o interesse da comunidade em torno da históra desse espaços a exemplo que nos apresenta Foucalt quando diz que "A sociedade precisa da história como instumrnto para encontrar significado que não lhe é mais inteligível.
Como convidados para dar um parecer sobre a questão a Professosra e arquiteta Patricia Nerbas , especialista em arquitetura ambiental, Secretária de turísmo e cultura da cidade de Guaíba, Mâe Carmen de Oxalá diretora da Assobecaty, estudante de psicologia, e representante do instituto de patrimônio imaterial IFHAN.
Sem mais para o momento fico no aguardo obrigado Carmen Oliveira
24/4/2009 - Reelise Encaminhado para Folha Guaibense
____________________________________________________________________________________ A reunião com Ministério Público, teve o caráter de esclarecimeno sobre a questão da Gruta de Mãe Oxum e a Pedra de Pai Xango, ambas localizadas no Balneario Alegria, no municipio de Guaíba, a ASSOBECATY, onde Mãe Carmen de Oxala é fiél depositária da imagem de Mãe Oxum. A mesma relatou que a nova gestão municipal esta sensivel a questão, até o momento vem apresentando interesse em resolver o problema da melhor maneira possível, da mesma forma a Yalorixá apresentou duas possibilidade para a resolução do impasse, a primeira seria a realização de uma audiência Pública e a outra seria a intalação de um processo de estudo através de uma pesquisa ação. O Dr. Valter após ouvir os relatos, sugeriu que seja realizada primeiramente o estudo e a audiência pública spara que seja apreseentado os resultados da pesquisa para toda a comunidade interessada.
20/5/2009
_________________________________________________
http://maecarmendeoxala.spaces.live.com/blog/
  localizaçâo da PEDRA DE XANGÕ Patrimônio Material

AV.  Brasil esquina Rui Barbosa - Praia da Alegria - GUAÍBA RS - BRASIL