quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Entidades se reúnem em Guaíba para reafirmar patrimônio afro


Uma reunião ocorrida nesta quinta-feira (28.10) em 5Guaíba reuniu representantes da Prefeitura de Guaíba, Secretaria de Planejamento e Cultura, Ministério Público de Guaíba, Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da ALRS e a ONG Igualdade/secção de Guaíba para tratar do tombamento como patrimônio cultural, religioso e imaterial de matriz afro, dois locais – a Pedra de Xangô e a Gruta de Oxum.
Ambos os locais ficam às margens do Lago Guaíba, junto à praia da Alegria. A Pedra de Xangô, em área de esquina possui aproximadamente 50 metros quadrados. A Associação dos Moradores e entidades religiosas locais defendem que as duas áreas, sagradas e referenciais para os cultos e rituais religiosos, passem a contar no novo Plano Diretor da cidade, que está sendo elaborado na Câmara Municipal.
O procurador do MP/RS, Valter Priebe, propôs que o local seja isolado para que não seja usado como estacionamento, com vem acontecendo.
O representante da Prefeitura se comprometeu em disponibilizar um arquiteto para elaborar um projeto. Mãe Carmem Lúcia de Oliveira, representante dos africanistas e da Assobecaty, leu um manifesto, onde ressaltou que a sociedade vive “num estado democrático e laico e que todas as expressões religiosas devem ser respeitadas”. Falou das dificuldades que os africanistas enfrentam com a Prefeitura, principalmente com a Secretaria de Cultura municipal, que dificulta o diálogo visando avançar no tombamento. Carmem resgatou a história dos dois locais e o significado para os seguidores da religião de matriz africana. “A declaração de patrimônio imaterial desses dois locais é fundamentais para a memória e o futuro de nossa cultura e expressão de nossa religiosidade”, ressaltou Mãe Carmen. Falou que os locais vinham sendo destruídos e que precisavam ser resgatados pela sociedade. Patrícia Couto representando a CCDH/AL reafirmou o apoio da Comi  localizaçâo dassão à iniciativa e se dispôs a contribuir no projeto. O ato incluiu também um abraço simbólico à Pedra de Xangô e uma caminhada até a Gruta de Oxum.
  localizaçâo da PEDRA DE XANGÕ Patrimônio Material

AV.  Brasil esquina Rui Barbosa - Praia da Alegria - GUAÍBA RS - BRASIL

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Dr. Valter Priebe Agenda Visita a Pedra de Xangô

localizaçâo da PEDRA DE XANGÕ Patrimônio Material


AV.  Brasil esquina Rui Barbosa - Praia da Alegria - GUAÍBA RS - BRASIL

Levamos ao Ministério Público o apelo sobre a Pedra de Xangô

Exmo. Promotor de Justiça
Valter Priebe
Senhor  Promotor,
Carmen Lucia Silva de Oliveira , brasileira, solteira, acadêmica em psicologia e ministra de confissão religiosa, portador da Cédula de Identidade R.G nº 20101712905, residente na Rua Wenceslau Fontoura, nº 226, Bairro Santa Rita,  Município de Guaíba, representante legal da ASSOBECATY, vem à presença de V.Exa. para expor e requerer o que segue:
Na área em que está localizada a Pedra de Xangô, no Balneário Alegria, a situação continua se agravando , o bar, e o estacionamento clandestino e agora vizinhos afirmam, que o espaço virou um motel natural. O descaso da prefeitura é algo impressionante, não entendo se é falta de vontade politica ou falta habilidade para administrar essa questão. Nós, cidadãos, temos mantido a nossa presença aos finaIs de semana, e no mês de setembro já é o terceiro ano , que os bombeiros nos conduz ao topo da Pedra, para iniciarmos nossa celebração africana, isso,  é estamos re-construindo o patrimônio cultural. Domingo 26 de setembro realizamos uma Roda de Conversa, sobre questão ambiental, com apoio da comunidade local ,no final cada liderança presente, plantou um árvore frutifera na área..
Diante do exposto, a fim de garantir  que  a comunidade retorne a obter o espaço público, baseados na Lei 4717, estamos dispostos a , se o senhor autorizar, ffechar o espaço com tocos de madeira , para impediir que os carros entrem, também iniciarmos os canteiros, que serão plantado, ervas de variadas especies, árvores frutiferas e flores. também colocar uns bancos de praça, ações que possam favorecer a visitação do público.
Pede Deferimento
Guaíba, 20 de outubro de 2010
Carmen Lucia Silva de Oliveira
Presidente da ASSOBECATY
  localizaçâo da PEDRA DE XANGÕ Patrimônio Material

AV.  Brasil esquina Rui Barbosa - Praia da Alegria - GUAÍBA RS - BRASIL