sábado, 24 de setembro de 2011

IV ALUJÁ NA PEDRA DE XANGÔ - Sedia 1ª Conferência de Mulheres Yás casas tradicionais

Esse é o Balneário Alegria , onde esta  localizado a Pedra de Xangô e a Gruta de Mãe Oxum da Praia da Alegria, esse espaço que alguns religiosos vem lutando pelo reconhecimento como patrimônio Imaterial. Este cenário  abrigou religiosas do estado para:
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ABERTURA  CONFERÊNCIA DE MULHERES YÁS DE TERREIROS TRADICIONAIS

" O sonho se faz à mão e sem permissão." ( Silvio Rodriguez)

Durante dois  dias, em Guaiba , reuniram-se 187  Mulheres Yás de terreiros Tradicionais com suas filhas, nestes dias elas assistiram painéis de debates, apresentações culturais 
e participaram  de muitas discussões, principalmente nos trabalhos de grupo, que indicaram as propostas de diretrizes que foram objeto de votação na plená-
ria final e que compõem as resoluções finais desta I Conferência Estadual de Mulheres Yás de terreiros Tradicionais .100_0387

Nós dia 24 e 25 de setembro, essa data fica marcada na história do estado , sendo a Praia da Alegria, possui lugares que fascina os visitantes,por sua beleza e encantos naturais e misticos, esse cenário  de contemplação,  tamanha beleza  a  justifique  a  digna escolha para o registro oficial da 1ª Conferência Estadual de Mulheres Yás de Terreiros Tradicionais e o 4º Alujá na Pedra de Xangô. Por essas razões temos o compromisso de partilhar a memória visual.
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o principal evento de pesquisa em Ciência da Informação no Brasil. Pela sua história, os ENANCIBs têm se constituído em foro privilegiado de apresentação e discussão da pesquisa científica na área da Ciência da Informação Brasileira, congregando o conjunto dos pesquisadores e dos programas de pós-graduação nacionais nesse domínio da Ciência. As onze edições já realizadas têm possibilitado identificar o estado da arte da área, suas frentes de pesquisa, temas de interesse e lacunas de pesquisa a serem preenchidas.4° aluja de xango 014
Os ENANCIBs são promovidos pela Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em O Gt estadual de  moradores do Balneario Alegria, dizem que fazia muitos anos que não acontecia uma intensa movimentação e muita celebração. De acordo com a ficha de  credenciamento, centenas de pessoas participaram do evento. No dia 2
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Abertura Mística: Rompe o silêncio com toque de atabaques e cânticos sagrados para os orixás, sob a responsabilidade do Alabe Antônio Carlos de Xangô, mesmo ele tendo reconhecimento  é bom reafirmar que Alabê Antônio Carlos é de comunidade tradicional, onde os seus pais biológicos, mãe e Pai  e os 30 irmão todos foram tamboreiros. Hoje ele é requisitado no Brasil, assim como em paises que possuem  casas que tem as nações do batuque do sul, como autoridade legitima do tambor. Foi o máximo que as  mulheres de terreiros se autorizaram a tê-lo para abrir a conferência.
SPM participou da Conferência Temática de Yás











Composição da circularidade -
Senhor Henrique Tavares , Prefeito do Municipio de Guaíba; Senhora Marcia Santana, Secretária Estadual de Políticas para as Mulheres; Senhora Cláudia Mara Borges , Secretária Municipal de Turismo e Cultura ; Senhora Jussara Brito, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher; Senhora Marina Toledo Presidente do Banco de Alimentos de Guaíba; Senhora Geni Costa Leite, Representando as Yás do Municipio de Guaíba;  Senhora Valkiria de Oxum Olobá- de São Leopoldo , Representando as Yás do Rio Grande d o Sul;  Senhora Angelica Mirinhã, Representando a CMP- central de Movimentos Populares ; Senhora Carmen Lucia Silva de Oliveira- Representando ao Movimento 13 de maio Abolição Não Conclusa para as Mulheres Negras;
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Painel: O resgate da História das religiões de Matrizes Africanas.
Painelistas: Historiadora Samanta
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Painel 2 – Como Romper dom o Preconceito
Painelistas: Mãe Rose   - Alvorada
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12h – Almoço AJEUM
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15h30 – 17h -
Painel: Os Rituais e o Meio Ambiente.
Painelistas Mãe Élida – Associação Cultural do Povo Bantu.
Painel: A Sustentabilidade dos Terreiros tradicionais
Painelistas:   Mãe Carmem – ASSOBECATY
Debate
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No final da tarde o  terreiro Inzo Muzambu Nkisi Kaia dirigido por Mãe Geni de Iemanjá( KAIA),  realizou um Toque aos Caboclos  da Umbanda.
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A atividade Cultural, ficou com o Grupo de Capoeira Guarda Negra, que finalizaram ás atividades  do dia 24 de setembro.
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A Secretária de Turismo E Cultura preparou uma surpresa com efeito visual, quando anoiteceu, todos  ficarm embevecidos com a  iluminação da Pedra de Xangô, convenhamos, ficou  outra coisa,  outro visual  onde destaca a beleza exuberante da Pedra , lugar  que por si só , já  fascina os visitantes, por sua beleza ,  encantos naturais, e o apelo as questões  das Comunidades tradicionais de Terreiros.
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A noite, aos  pé da Pedra de Xangô,  estão as  guerreiras da Assobecaty, elas  trabalharam para  garantir a comunicação, alimento,cerimonial, recepção, som e o nosso sagrado.
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Essas  mulheres são uma pequena parte do
O movimento 13 de maio Abolição Não Conclusa para as Mulheres Negras, são mulheres que lutam no cotidiano para romper com as estruturas machistas e racistas.
DIA 25  BRILHA O SOL  NA PRAIA DA ALEGRIA,  A MAGESTOSA  PEDRA DE XANGÔ A REVOADA DE POMBOS :  A anunciam, novos tempos, onde muito em breve teremos  o inventário e conseguentemente o tombamento da Pedra de Xangô. Da mesma forma, que  chegou o momento de colocar as necessidades e reinvendicações do feminino negro do axé , com uma postura firme de exigir  políticas públicas, para as primeiras mulheres a trabalhar e produzir riquezas neste pais. Para isso,  usamos o adágio , as primeiras serão sempre as últimas, as evidências apontam assim , por esses motivos , construímos a nossa contribuição para os debates desta Conferência. É o Manual para fazer a Diferença para sempre, para Mulheres  Yás,  elaborado por mulheres que dirigem casas de axé  do estado do Rio Grande do Sul, com o protagonismo do Movimento 13 de Maio Abolição Não Conclusa para as Mulheres Negras, através da iniciativa da casa Tradicional ASSOBECATY-  Associação Beneficente Cultural Africana Templo de Yemanjá e CMP-Central dos Movimentos Populares, onde vem aprofundando as linhas de ação que consideram estratégicas, para a promoção da igualdade de gênero. As mulheres deste movimento tem pretenção de buscar o “ poder” , isto é a devida  reparação , historicamente negada, às mulheres negras, as mulheres  de comunidade tradicionais de terreiros de fato, sim aquelas que vivem e enfrentam as dificuldades dentro do Ilê , sem fugir de sua missão e trabalhando para a sustentabilidade para  deixar uma religião melhor para as próxima gerações.
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“ Salve o sol, salve a lua” Saudoso Moab Caldas
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Salve a magestosa Pedra de Xangô
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Salve a revoada de pombos, manifestação da natureza do dominio do Pai Oxalá sobre a Pedra de Xangô.
9h 12h - Plenária Final
A roda de conversa  defesa  e  aprovação das propostas .
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Nesse momento foi lembrado, se os participantes do municipio hoje discutem
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Apresentação das proposta Mãe Carmen de Oxalá e Mãe Geni de Iemanjá (KAIA)
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Apresentação das propostas Mãe Bere de Oxum    e       Mãe NIlza
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Para a realização deste evento, não  foi sufieciente ter a idéia, teve que ter a articulação, foram realizado convites para reuniões de formação de Grupo de Trabalho  pró conferência. Diante desta perspecitiva  esta Conferência de Yás entrou para o  histórico das politicas públicasPara chegar nesse grau de organização foi necessário identificar que tinha o pl
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Alabê Antônio Carlos de Xango, tira os axés que sinalizam o fechamento da 1ª Conferência  Estadual de Mulheres Yás de Terreiros Tradicionais.
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AJEUM
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O cuidado com as crianças é que vai garantir  o futuro das nossas tradições.
REALIZAÇÃO : CMP - Movimento 13 de maio abolição não conclusa para as mulheres negras, ASSOBECATY- Associação Beneficente Cultural Africana Templo de Yemanjá, Associação Cultural Povo Bantu - RS, AAFOT- Associação Amigos da Festa de Oxum de Tapes, CMP- Central de Movimentos Populares, Revista Conexão Afro, Sindicato dos Servidores Públicos da CUT/RS.
APOIO: SPM- Secretaria de Politicas Públicas para Mulheres – RS, Prefeitura Municipal de Guaíba – RS, SEDUC-Secretaria de Estado da Educação – RS, SEDAC- Secretaria de Estado da Cultura – RS, SMPM – Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres - São Leopoldo, SEPPIR- Secretaria Especial de Politicas de Promoção de Igualdade Racial – PR, SDH- Secretaria Especial de Direitos Humanos – PR, COMDIM - Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e Banco de Alimentos  – Guaíba.
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4 º ALUJA NA PEDRA DE XANGÔ

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Elas testam o som, e  se preparam  para a próxima,  Assobecaty vai realizar a conferência  especifica para a juventude  de terreiros .
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Esses valores culturais, criados e desenvolvidos , estão aos poucos desaparecendo, mesmo porque a forma de vida, também nas zonas urbana, vai
rapidamente se modificando. Querer preservá-los em toda sua plenitude é impossível, porque não se pode reter o curso da história. O que se pode fazer, e felizmente já começa a
se tornar forte uma consciência nesse sentido, é não permitir que desapareça a sua  memória. São esses aspectos que conferem a identidade peculiar do sentimento de pertencimento da Pedra de Xangô. Preservar  esse espaço é a preservar a memória da  raiz africana . Essa é tarefa da atual geração. Nela está empenhada todos os que passaram por este espaço no decorrer de dois dias.

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Muita expectativa para o inicio da celebração, Mãe Janaina de Iemanjá e Mãe Walkiria de Oxum Olobá : da cidade de São Leopoldo.
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A Pedra de Xangô e Gruta de Oxum é um lugar de ancestralidade na visão humana é vista  como bem material, um patrimônio material , para as comunidades tradicionais de Terreiros, o mesmo espaço  é entendido como herança de um determinado grupo ou universal, que se perpetua enquanto memória concreta.
Muniz Sodré conceitua muito bem a ancestralidade para o africano” oancestral será um elemento venerado que deixara uma herança espiritual sobre a terra, contribuindo para a evolução da comunidade ao longo da sua existência, e pelos seus feitos é tomado como referencia ou exemplo. Este conceito se alonga à concepção de ações, métodos e instrumentos que proporcionaria vantagens materiais”.
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Mãe Ida de Oxum, Mãe Carmen de Oxalá, Mçae Nilza, Mãe Geni, de Iemanjá, Mãe Bere de Oxum, Mãe Viviane de Ogum  Mãe Claudia de Iemanjá, Mãe Têtê de Xangô.
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Na Foto  Pai Ratinho de Iansã, Mãe Ida de Oxum, Mãe Nilza , Mãe Carmen de Oxalá, Mãe Geni de Iemanja, Pai Roni de Ogum Pai Babi, Mãe Claudia de Iemanjá, Mãe Têtê de Xangô, Cacique Alex.  Pai Jorge de Adganjú,, Mãe Viviane de Ogum.
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O 4 º Alujá na Pedra de Xangô  contou com o pretigio de religiosos e algumas delegações dos  municipios de Guaiba, Porto Alegre, São Leopoldo, Viamão, Esteio, Pelotas, Tapes,  Eldorado, Barra do Ribeiro, Alvorada, Gravatai.
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Desta vez , quando anoiteceu a surpresa ficou por conta  do artista plástico Valdir Gomes, que iluminou toda a volta da Pedra de Xangô. Lembrando que esta festa ao Orixá Xango está sendo realizada a 4 anos graças ao empenho da Comissão Peermanente da Semana Municipal da Umbanda e das religiões de Matriz Africana , que é composta por religiosos, Mãe Geni de Iemanjá, Mãe Ana de Oxum, Mãe Jane de Obá,  Mâe NIlza, Pai Roni de Ogum, Mãe Bere de Oxum , Pai Gerson de Ossanha, Viviane de Ogum, Pai Jorge de Xangô Adganjú, Flora Santa Barbará e Mãe Carmen de Oxalá, que conquistaram  o apoio do poder público e da comunidade que vem aderindo o evento .
Nós de Comunidades Tradicional de Terreiros, que vivenciamos  e acreditamos nos orixás, podemos afirmar, que fomos autorizados a realizar a  vontade dos Orixás, Inkises que foi a realização da 1 ª Conferência de Yás e o Alujá de Xangô. Com essas palavras Mãe Carmen de Oxalá encerrou o evento .

“O dedo sábio da tradição e os olhos injenuos de quem aprende fazem juntos o futuro”  José Clemente Pozonato”

   PEDRA DE XANGÕ Patrimônio Material

AV.  Brasil esquina Rui Barbosa - Praia da Alegria - GUAÍBA RS - BRASIL