quinta-feira, 19 de setembro de 2019

No dia do patrimônio, comunidade realiza atividade na Pedra de Xangô, na Alegria Monumento está para ser tombado como histórico

Guaíba Online
PEDRO MOLNAR
Conhecida como Pedra de Xangô ou Bonita, na Alegria, a comunidade de matriz africana se reuniu em sua frente neste sábado (17), dia do patrimônio cultural. Liderado pela mãe Carmen de Oxalá, abraçaram o monumento religioso no objetivo de valorizar um dos símbolos mais antigos da cidade. O Conselho de Patrimônio de Guaíba está fazendo o trabalho para que seja considerado oficialmente tombado.
Para a Mãe Carmen de Oxalá, é importante dar visibilidade para o monumento. Ela está sendo uma das responsáveis por uma série de documentações para que o Estado reconheça como bem histórico e patrimonial. "No dia do patrimônio organizamos esse movimento para valorizar aquilo que é nosso, uma riqueza de história e de valor que é para nós usufruirmos e passarmos para nossas próximas gerações", disse.

A procissão seguiu até a Gruta de Oxúm, na praia da Alegria. As atividades tiveram apresentações de crianças que tocam instrumentos afro-brasileiros, do Pontão de Cultura Ilê Axé Cultural.