quinta-feira, 29 de novembro de 2012
sexta-feira, 26 de outubro de 2012
Mãe Carmen inicia o ciclo ritual para o 5º Alujá na Pedra de Xangô
Noite de sexta- feira dia 26 de setembro, quando a Lua estava o mais próximo da Pedra de Xango, não importa que horas os relógios mostrassem, era noite. Pelo 5º ano consecutivo Mãe Carmen de Oxalá, iniciou o ciclo de ebos, com apoio do batalhão do corpo de bombeiros. Esse ciclo culmina no domingo á tade no grande Alujá na Pedra de Xangô.
Nesta noite teve duplo ritual a inegável atuação na defesa das religião.
A busca pelo direito africano de poder viver culturalmente, livremente os seculares ritos tem sido uma luta a luta constante, e a Pedra de Xango desde 2008 vem sendo pautado pela Assobecaty e seus parceiros, para ser reconhecida pelos gestores municipais. como patrimônio imaterial.
Buscar permanentemente o que ligam tão fortemente com a natureza.
Anualmente o Orixá Xangô é cultuado com toda reverência no templo, natural.Na Pedra de Xangô !
Inicio da chamada aos orixás, essa é uma das funçõs
das mães e Pais de santo, ser intermediária entre os humanos e os orixás.
Em sua mão está a uma campaianha (Adjá ) um dos instrumentos rituais que auxiliam na chamada aos orixás.
Para o ritual Mãe Carmen esta usando na cabeça o típico torço negro ritual africano, uma conta todos na cor do pai Oxalá.
quinta-feira, 25 de outubro de 2012
Mãe Carmen de Oxalá, concede título honorífico de Oju Oba, a Richard Gomes. Na Pedra de Xango!
Foi no inicio das celebrações do 5º ALUJÁ NA PEDRA DE XANGÔ, que Mãe Carmen de Oxalá concedeu o título de OJU OBÁ a Richard Gomes. Ele é filho natural da força de Xangô.Educador Social, consultor para gestão e desenvolvimento de produtos, Produtor Cultural, Artista Plástico e agente politico e profundo debatedor das leis da política de Seguraça Alimento no Brasil; Ele é o idealizador do Projeto Ajeun Ilerá, o piloto do mesmo esta sendo desenvolvido na casa tradicional ASSOBECATY- Asssociação Beneficente Cultural Africana Templo de Yemanjá,. O projeto faz da casa tradiconal uma gestora do alimento saudável para 1060 familias, beneficiando total de 6 mil pessoas.dentre esses 20 terreiros .
Ainda , como agente político Richard Gomes, foi ele que coordenou a campanha de Mãe Carmen de Oxalá, pleito 2012.
Foi esta elevada capacidade de intervenção social e política autocrática que se engajou na luta da ASSOBECATY.
Esses foram as razões que motivaram Mãe Carmen de Oxalá, fortalecer a parceria , consagrando o titulo honorífico de projeção caráter civil “ Oju Obá, Olhos de Xangô”
A palavra na lingua yorubá Ojuobá significa Olhos do Rei ou Os Olhos de Xangô, é um Oyê (título honorífico africano dado àqueles que se tornassem altos sacerdotes e dignitários do culto de Xangô na África e nos candomblés do Bra sil).
Mãe Carmen de Oxalá diz: “ Esse titulo foi necessário ser criado na casa tradicional Assobecaty para revestir o Richard de autonomia para estabelecer relações políticas, que venham reconstituir e fortalecer as relações sociais e comunitárias da religião afro”.
Ao som de "rezas" (axé , cantigas) e oferendas ( ebó) especificas para o orixá Xangô, fizeram parte desta obrigação.
O momento fundamental deste ritual é quando Iya Carmen, sela oral o título, essa consagração faz o vínculo de Oju Obá, para defender na política, tudo que ver, que pode afetar o sagrado nas comunidades tradicionais de terreiros. Em via de regra, todos os preceitos, inclusive a consgração de titulo, só pode ser dado aos olhos de uma platéia. Mas neste caso, o testemunho mais legitimo nesse processo ritual, foi ter sido num grande encontro simbólico entre filho ( Richard) , titulo ( Oju Obá) e o simbolo (Pedra de Xangô) todos pertencentes ao orixá principal, publicamente revelado como sendo território do orixá
Esse encontro travado, desta triade do ponto de vista material dão um imenso significado ao sagrado, todos formam um grande vinculo religioso com Axé XANGÕ ! Kao Kabeecile.
domingo, 30 de setembro de 2012
Encerramento do 5º Alujá na Pedra de Xangô
5º Alujá Pedra de Xango
Este
álbum possui 31 fotos e estará disponível no SkyDrive até
06/02/2013.
| ||||
JÁ NA PEDRA DE XANGÔ–REUNIÃO DO CON |
domingo, 16 de setembro de 2012
5º ALUJA NA PEDRA DE XANGO
Já começaram a circular os convites para o tradicional Alujá na Pedra de Xangô, na Praia da Alegria, município de Guaíba.
A festa que começa dia 27 e 28 de setembro com muitas oficinas sobre Territoarialidade sagrada, Religião de Roda de Conversa, almoço no local e a tarde será o ponto alto com as manifestações das autoridades e religiosas civis , prevista para ás 15 horas e a finalização com o Alujá.O que é Alujá
Alujá é um toque especifico do orixá Xangô que ritmo produzido pelo som dos atabaques aceleram em ritmo crescente, os passos de quem acompanha a dança gestos simbolizam a saga de guerreiros , os atabaques aceleram gradativamente o ritmo tornando mais vibrante os passos dos que dançam.
" A cadência se acelera ele faz o gesto de quem vai pegar numa !alabá" (bolsa de couro imaginário as pedras de raio de lançá-las sobre a terra" (Verger, 1997;140).
Promoção
ASSOBECATY
Comissão Permanente e Impulsora da Semana Municipal da Umbanda e das Religiões de Matriz Africana
APOIO;
Secretária Municipal de Turismo e Cultura
Praia da Alegria- Guaíba
RS – Brasil
Divulgue e participe !
quarta-feira, 12 de setembro de 2012
Endereço da PEDRA DE XANGÔ
AV. Brasil esquina Rui Barbosa - Praia da Alegria - GUAÍBA RS - BRASIL
sábado, 1 de setembro de 2012
sexta-feira, 1 de junho de 2012
Endereço da PEDRA DE XANGÔ PEDRA DE XANGÕ
Patrimônio Material AV. Brasil esquina Rui Barbosa - Praia da Alegria - GUAÍBA RS – BRASIl
quinta-feira, 31 de maio de 2012
Mãe Carmen de Oxalá – Respodendo o desafio da Semana
Que Lugar é Esse
Uma pedra famosa. Você sabe que lugar é esse?
Responda, a partir de segunda-feira, em horário comercial, pelo telefone 3055.1321, ou envie um e-mail, com o bairro onde você mora, e registre seu nome entre os grandes conhecedores de Guaíba e Região.
Fotos: LA/GCS
Publicado em 26/5/12
Fonte: http://www.gazetacentro-sul.com.br/que-lugar-e-esse/
Resposta: Mãe Carmen de Oxalá, respondendo o desafio da Semana sobre o questionamento do Jornal Gazeta Centro Sul , na categoria que lugar é esse: Esse é o lugar que para muitos é somente uma Pedra, mas para outros é carregado de sentidos, memória oculta de um povo, patrimônio imaterial, patrimônio cultural. Também, está carregada de preconceito, intolerância e racismo institucional. Esta é a Pedra de Xangô, que representa a resistência e a ancestralidade.