sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Mãe Carmen inicia o ciclo ritual para o 5º Alujá na Pedra de Xangô

Noite de sexta- feira dia 26 de setembro, quando a Lua estava o mais próximo da Pedra de Xango, não importa que horas os relógios mostrassem, era noite.  Recoverd_jpg_file(396) Pelo 5º ano consecutivo Mãe Carmen de Oxalá, iniciou  o ciclo de ebos, com apoio do batalhão do corpo de bombeiros. Esse ciclo culmina no domingo á tade no grande Alujá na Pedra de Xangô.

Recoverd_jpg_file(431)

Nesta noite teve duplo ritual a inegável atuação na defesa das religião.

Recoverd_jpg_file(432)

A busca pelo direito africano  de poder viver culturalmente, livremente os  seculares ritos tem sido uma luta a luta constante, e a Pedra de Xango desde 2008 vem sendo pautado pela  Assobecaty e seus parceiros, para ser reconhecida pelos gestores municipais. como patrimônio imaterial.

Recoverd_jpg_file(433)

Buscar permanentemente  o que  ligam tão fortemente com a natureza. Recoverd_jpg_file(434)

Anualmente o Orixá Xangô é cultuado com toda reverência no templo, natural.Na Pedra de Xangô !

Recoverd_jpg_file(436)

Inicio da chamada aos orixás, essa é uma das funçõs

das mães e Pais de santo, ser intermediária entre os humanos e os orixás.

Recoverd_jpg_file(437)

Em sua mão está a uma campaianha (Adjá ) um dos instrumentos rituais que auxiliam na chamada aos orixás.

Recoverd_jpg_file(441)

Para o ritual Mãe Carmen esta usando na cabeça o típico torço negro ritual africano, uma conta todos na cor do pai Oxalá.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Mãe Carmen de Oxalá, concede título honorífico de Oju Oba, a Richard Gomes. Na Pedra de Xango!

Foi no inicio das celebrações do 5º ALUJÁ NA PEDRA DE XANGÔ, que Mãe Carmen de Oxalá concedeu o título de OJU OBÁ a Richard  Gomes. Ele é filho natural da força de Xangô.Educador Social, consultor para gestão e desenvolvimento de produtos, Produtor Cultural, Artista Plástico e agente politico e  profundo debatedor das leis da política de Seguraça Alimento no Brasil; Ele é o idealizador do Projeto Ajeun Ilerá, o piloto do mesmo  esta sendo desenvolvido na casa tradicional ASSOBECATY- Asssociação Beneficente Cultural Africana Templo de Yemanjá,. O projeto faz da casa tradiconal uma gestora do alimento saudável  para 1060 familias, beneficiando   total de 6 mil pessoas.dentre esses 20 terreiros .

 Recoverd_jpg_file(413)

Ainda , como agente político Richard Gomes, foi  ele que coordenou a campanha de Mãe Carmen de Oxalá, pleito  2012. Recoverd_jpg_file(414)

Foi esta  elevada capacidade  de intervenção  social e política autocrática que se engajou na luta da ASSOBECATY.

 Recoverd_jpg_file(415)

Esses foram as razões que motivaram Mãe Carmen de Oxalá, fortalecer a parceria , consagrando  o titulo honorífico de projeção  caráter civil “ Oju Obá, Olhos de Xangô”

Recoverd_jpg_file(416)

A palavra na lingua yorubá Ojuobá significa Olhos do Rei ou Os Olhos de Xangô, é um Oyê (título honorífico africano dado àqueles que se tornassem altos sacerdotes e dignitários do culto de Xangô na África e nos candomblés do Bra sil).

Recoverd_jpg_file(417)

Mãe Carmen de Oxalá diz: “ Esse titulo foi necessário ser criado na casa tradicional Assobecaty para revestir o Richard de autonomia para estabelecer relações políticas, que venham  reconstituir e fortalecer as relações sociais e comunitárias  da religião afro”.Recoverd_jpg_file(418)

Ao som de "rezas" (axé , cantigas) e oferendas ( ebó) especificas para  o orixá Xangô,  fizeram parte desta obrigação.

Recoverd_jpg_file(420)

O momento fundamental deste ritual é quando  Iya Carmen, sela oral o  título, essa consagração faz o vínculo de Oju Obá, para  defender na política, tudo que  ver, que pode afetar o sagrado nas comunidades tradicionais de terreiros. Em via de regra,  todos os preceitos, inclusive a consgração de titulo, só pode ser dado aos olhos de uma platéia. Mas neste caso, o  testemunho   mais legitimo nesse processo ritual, foi  ter sido num grande encontro simbólico entre  filho ( Richard) , titulo ( Oju Obá)  e o simbolo (Pedra de Xangô) todos pertencentes ao orixá principal, publicamente revelado como sendo  território do orixá

Recoverd_jpg_file(425)

Esse  encontro travado, desta triade  do ponto de vista material dão um imenso significado ao sagrado, todos formam um grande vinculo  religioso com  Axé XANGÕ ! Kao Kabeecile.

domingo, 16 de setembro de 2012

5º ALUJA NA PEDRA DE XANGO

Já começaram a circular os convites para o  tradicional Alujá na Pedra de Xangô, na Praia da Alegria, município de Guaíba.scrapee.net_2012102610541353Wl 
A festa que começa dia 27 e 28  de setembro com muitas oficinas sobre Territoarialidade sagrada, Religião de Roda de Conversa, almoço no local e a tarde será o ponto alto com  as manifestações das autoridades e religiosas civis , prevista para  ás 15 horas e a finalização com o Alujá.
O que é Alujá
Alujá é um toque especifico do orixá Xangô que ritmo produzido pelo som dos atabaques aceleram em ritmo crescente, os passos de quem acompanha a dança gestos simbolizam a saga de guerreiros , os atabaques aceleram gradativamente o ritmo tornando mais vibrante os passos dos que dançam.
" A cadência se acelera ele faz o gesto de quem vai pegar numa !alabá" (bolsa de couro imaginário as pedras de raio de lançá-las sobre a terra" (Verger, 1997;140).
Promoção
ASSOBECATY
Comissão Permanente e Impulsora da Semana Municipal da Umbanda e das Religiões de Matriz Africana
APOIO;
Secretária  Municipal de  Turismo e Cultura
Praia da Alegria- Guaíba
RS – Brasil
Divulgue e participe  !

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Endereço da PEDRA DE XANGÔ

 PEDRA DE XANGÕ Patrimônio Material

AV.  Brasil esquina Rui Barbosa - Praia da Alegria - GUAÍBA RS - BRASIL

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Endereço da PEDRA DE XANGÔ PEDRA DE XANGÕ

Patrimônio Material AV. Brasil esquina Rui Barbosa - Praia da Alegria - GUAÍBA RS – BRASIl

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Mãe Carmen de Oxalá – Respodendo o desafio da Semana

Que Lugar é Esse

Uma pedra famosa. Você sabe que lugar é esse?

Responda, a partir de segunda-feira, em horário comercial, pelo telefone 3055.1321, ou envie um e-mail, com o bairro onde você mora, e registre seu nome entre os grandes conhecedores de Guaíba e Região.

Fotos: LA/GCS

Publicado em 26/5/12

Fonte: http://www.gazetacentro-sul.com.br/que-lugar-e-esse/

Resposta:  Mãe Carmen de Oxalá, respondendo o  desafio da Semana sobre o questionamento do Jornal Gazeta Centro Sul , na categoria que lugar é esse: Esse é o lugar que para muitos é somente uma Pedra, mas para outros é carregado de sentidos, memória oculta de um povo, patrimônio imaterial, patrimônio cultural. Também, está carregada de preconceito, intolerância e racismo institucional. Esta é a Pedra de Xangô, que representa a resistência e a ancestralidade.