quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Mãe Carmen de Oxalá, concede título honorífico de Oju Oba, a Richard Gomes. Na Pedra de Xango!

Foi no inicio das celebrações do 5º ALUJÁ NA PEDRA DE XANGÔ, que Mãe Carmen de Oxalá concedeu o título de OJU OBÁ a Richard  Gomes. Ele é filho natural da força de Xangô.Educador Social, consultor para gestão e desenvolvimento de produtos, Produtor Cultural, Artista Plástico e agente politico e  profundo debatedor das leis da política de Seguraça Alimento no Brasil; Ele é o idealizador do Projeto Ajeun Ilerá, o piloto do mesmo  esta sendo desenvolvido na casa tradicional ASSOBECATY- Asssociação Beneficente Cultural Africana Templo de Yemanjá,. O projeto faz da casa tradiconal uma gestora do alimento saudável  para 1060 familias, beneficiando   total de 6 mil pessoas.dentre esses 20 terreiros .

 Recoverd_jpg_file(413)

Ainda , como agente político Richard Gomes, foi  ele que coordenou a campanha de Mãe Carmen de Oxalá, pleito  2012. Recoverd_jpg_file(414)

Foi esta  elevada capacidade  de intervenção  social e política autocrática que se engajou na luta da ASSOBECATY.

 Recoverd_jpg_file(415)

Esses foram as razões que motivaram Mãe Carmen de Oxalá, fortalecer a parceria , consagrando  o titulo honorífico de projeção  caráter civil “ Oju Obá, Olhos de Xangô”

Recoverd_jpg_file(416)

A palavra na lingua yorubá Ojuobá significa Olhos do Rei ou Os Olhos de Xangô, é um Oyê (título honorífico africano dado àqueles que se tornassem altos sacerdotes e dignitários do culto de Xangô na África e nos candomblés do Bra sil).

Recoverd_jpg_file(417)

Mãe Carmen de Oxalá diz: “ Esse titulo foi necessário ser criado na casa tradicional Assobecaty para revestir o Richard de autonomia para estabelecer relações políticas, que venham  reconstituir e fortalecer as relações sociais e comunitárias  da religião afro”.Recoverd_jpg_file(418)

Ao som de "rezas" (axé , cantigas) e oferendas ( ebó) especificas para  o orixá Xangô,  fizeram parte desta obrigação.

Recoverd_jpg_file(420)

O momento fundamental deste ritual é quando  Iya Carmen, sela oral o  título, essa consagração faz o vínculo de Oju Obá, para  defender na política, tudo que  ver, que pode afetar o sagrado nas comunidades tradicionais de terreiros. Em via de regra,  todos os preceitos, inclusive a consgração de titulo, só pode ser dado aos olhos de uma platéia. Mas neste caso, o  testemunho   mais legitimo nesse processo ritual, foi  ter sido num grande encontro simbólico entre  filho ( Richard) , titulo ( Oju Obá)  e o simbolo (Pedra de Xangô) todos pertencentes ao orixá principal, publicamente revelado como sendo  território do orixá

Recoverd_jpg_file(425)

Esse  encontro travado, desta triade  do ponto de vista material dão um imenso significado ao sagrado, todos formam um grande vinculo  religioso com  Axé XANGÕ ! Kao Kabeecile.

Nenhum comentário: