Foi no inicio das celebrações do 5º ALUJÁ NA PEDRA DE XANGÔ, que Mãe Carmen de Oxalá concedeu o título de OJU OBÁ a Richard Gomes. Ele é filho natural da força de Xangô.Educador Social, consultor para gestão e desenvolvimento de produtos, Produtor Cultural, Artista Plástico e agente politico e profundo debatedor das leis da política de Seguraça Alimento no Brasil; Ele é o idealizador do Projeto Ajeun Ilerá, o piloto do mesmo esta sendo desenvolvido na casa tradicional ASSOBECATY- Asssociação Beneficente Cultural Africana Templo de Yemanjá,. O projeto faz da casa tradiconal uma gestora do alimento saudável para 1060 familias, beneficiando total de 6 mil pessoas.dentre esses 20 terreiros .
Ainda , como agente político Richard Gomes, foi ele que coordenou a campanha de Mãe Carmen de Oxalá, pleito 2012.
Foi esta elevada capacidade de intervenção social e política autocrática que se engajou na luta da ASSOBECATY.
Esses foram as razões que motivaram Mãe Carmen de Oxalá, fortalecer a parceria , consagrando o titulo honorífico de projeção caráter civil “ Oju Obá, Olhos de Xangô”
A palavra na lingua yorubá Ojuobá significa Olhos do Rei ou Os Olhos de Xangô, é um Oyê (título honorífico africano dado àqueles que se tornassem altos sacerdotes e dignitários do culto de Xangô na África e nos candomblés do Bra sil).
Mãe Carmen de Oxalá diz: “ Esse titulo foi necessário ser criado na casa tradicional Assobecaty para revestir o Richard de autonomia para estabelecer relações políticas, que venham reconstituir e fortalecer as relações sociais e comunitárias da religião afro”.
Ao som de "rezas" (axé , cantigas) e oferendas ( ebó) especificas para o orixá Xangô, fizeram parte desta obrigação.
O momento fundamental deste ritual é quando Iya Carmen, sela oral o título, essa consagração faz o vínculo de Oju Obá, para defender na política, tudo que ver, que pode afetar o sagrado nas comunidades tradicionais de terreiros. Em via de regra, todos os preceitos, inclusive a consgração de titulo, só pode ser dado aos olhos de uma platéia. Mas neste caso, o testemunho mais legitimo nesse processo ritual, foi ter sido num grande encontro simbólico entre filho ( Richard) , titulo ( Oju Obá) e o simbolo (Pedra de Xangô) todos pertencentes ao orixá principal, publicamente revelado como sendo território do orixá
Esse encontro travado, desta triade do ponto de vista material dão um imenso significado ao sagrado, todos formam um grande vinculo religioso com Axé XANGÕ ! Kao Kabeecile.