sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Governo Brasileiro participa dos ritos de passagem da ASSOBECATY , para Ponto de Cultura Ilê Axé Cultural

Governo Brasileiro participa dos ritos de passagem da ASSOBECATY , para Ponto de Cultura Ilê Axé Cultural

As celebrações que marcam mudanças de status da Associação Beneficente Cultural Africana Templo de Yemanjá, casa tradicional de matriz afro para Ponto de Cultura, aconteceu de diversas formas de 12 á 14 do corrente, durante a 6 ª edição do Alujá na Pedra de Xangô, finalizou com atividade no ilê. Acompanhe! 

Um mosaico cultural, define as apresentações de  capoeira com o  Grupo de Capoeira Guarda Negra coordenado pelo professor Gringo. Thiago e Rodrigo encantaram com o som do Maracatu e Côco. Samba de Roda e C 

Da mesma O evento contou com o Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Gravatai – Rafaeli Marques e Geraldo , ainda, Adriana Manke – Ong Mario Manke e os pesquisadores do nucleo de estudos das religioões da UFRGS, antropologos da Marcelo Muscari e Fernanda Heberle.

Alujá na Pedra de Xangô, é um evento realizado pela Comissão Permanente em Defesa da Semana da Umbanda e das Religiões de Matriz Africana para dar visibilidade a Pedra de Xangô no Balneário Alegria, município de Guaíba. Fazem seis anos que começa com uma oferenda que é servida no alto da pedra, durante a noite os religiosos ficam acampados em torno da Pedra, no dia seguinte , é feito as "rezas" (axé , cantigas) e oferendas ( ebó) especificas para  o orixá Xangô, 


O abraço na Pedra de Xangô e as batidas dos tambores anunciaram a cerimônia de passagem aconteceu ás 16 horas do dia 12 de outubro de 2013, quando autoridades governamentais em âmbito municipal, estadual e federal, consagrarão o titulo de Ponto de Cultura Ilê Axé Cultural a ASSOBECATY, a Prefeitura de Guaiba, foi representada por Jose Renato Leão, Também participaram do evento o diretor do departamento de Cidadania e Diversidade Cultural da Sedac, João Pontes, e o coordenador dos Pontos de Cultura da Sedac, Ricardo Oliveira. A Deputada Estadual Ana Afonso representou o Legislativo Estadual , Governo Federal também marcou presença através do Deputado Federal Dionisio Marcon.

As autoridades responsáveis pela organização do evento Alujá, Mãe Fabiana de Ossanha, Pai Roni de Ogum, Mãe Iara de Oxum ( Gravata), Pai Antônio Carlos de Xangô ( Viamão), Mãe Berê de Oxum, Mãe Viviane de Ogum.

Para encerrar na sede da Associação, segunda- feira ,14 aconteceu uma Mesa de Ibeii seguida do Xirê a orixá Yemanjá.

A partir desta data Assobecaty esta inserida no catálogo cultural do Brasil, com reconhecimento e receberá investimento para agregar, pessoas em atividades de arte, cultura, educação e cidadania, vai muito mais além de um compromisso social, início de uma nova fase, inicio de um processo de estruturação da identidade e conseguentemente a reestruturação do sistema cultural afrodescentente.

Nenhum comentário: