segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Resgate da Pedra de Xangô

Promotor e entidades definem estratégia de ações para resgatar área pública no Bairro Alegria.
O promotor de Justiça Valter Priebe se reuniu com representantes da Prefeitura e de entidades de Guaíba, na tarde de quinta-feira, dia 28 de outubro, na Praça Dom Pedro (conhecida como Praça da Pedra), no Bairro Alegria, onde existe uma grande rocha de arenito, ao lado da empresa Expresso Rio Guaíba. O encontro serviu para definir uma estratégia de ações visando o resgate da área pública, que possui parte ocupada por um estabelecimento comercial e que também serve de estacionamento. Nas décadas de 60 e 70, havia um belvedere sobre a rocha, de onde era possível avistar o Lago Guaíba. O local já foi um ponto turístico do Município.
Priebe explicou que está entrando com ação na Justiça, solicitando a reintegração de posse. Ele acertou com o secretário Municipal de Meio Ambiente, Maximiliano Finkler, o bloqueio imediato do acesso a veículos com a colocação de tocos de eucalipto. Enquanto isso, uma comissão formada por técnicos da Prefeitura e de entidades educacionais e religiosas irá elaborar um projeto paisagístico básico para o local.
De acordo com o promotor, a ação de reintegração de posse deverá levar cerca de seis meses até a decisão. A ideia é iniciar o trabalho paisagístico o mais breve possível, devolvendo a Praça à população até dezembro deste ano, e disponibilizar o espaço integral após a desocupação.
Participaram do encontro o promotor Valter Priebe; o secretário Municipal Maximiliano Finkler; representantes da Setudec, da AMA, da UAMG, da Comissão dos Direitos Humanos da Assembleia Legislativa e da Assobecaty, coordenada por Mãe Carmen.
Monumento de Oxum
Após a reunião na Praça da Pedra, os participantes foram até o Monumento de Oxum, localizado na extremidade sul da Praia da Alegria. No local, foram discutidas alternativas para mudar o monumento de lugar, seguindo os rituais religiosos, considerando que a área é inadequada para a sua permanência. A definição sobre a mudança e a escolha de um novo local deverá ser tomada nas próximas semanas em conjunto entre Prefeitura e entidades religiosas de origem africana.

Nenhum comentário: