quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Entidades se reúnem em Guaíba para reafirmar patrimônio afro


Uma reunião ocorrida nesta quinta-feira (28.10) em 5Guaíba reuniu representantes da Prefeitura de Guaíba, Secretaria de Planejamento e Cultura, Ministério Público de Guaíba, Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da ALRS e a ONG Igualdade/secção de Guaíba para tratar do tombamento como patrimônio cultural, religioso e imaterial de matriz afro, dois locais – a Pedra de Xangô e a Gruta de Oxum.
Ambos os locais ficam às margens do Lago Guaíba, junto à praia da Alegria. A Pedra de Xangô, em área de esquina possui aproximadamente 50 metros quadrados. A Associação dos Moradores e entidades religiosas locais defendem que as duas áreas, sagradas e referenciais para os cultos e rituais religiosos, passem a contar no novo Plano Diretor da cidade, que está sendo elaborado na Câmara Municipal.
O procurador do MP/RS, Valter Priebe, propôs que o local seja isolado para que não seja usado como estacionamento, com vem acontecendo.
O representante da Prefeitura se comprometeu em disponibilizar um arquiteto para elaborar um projeto. Mãe Carmem Lúcia de Oliveira, representante dos africanistas e da Assobecaty, leu um manifesto, onde ressaltou que a sociedade vive “num estado democrático e laico e que todas as expressões religiosas devem ser respeitadas”. Falou das dificuldades que os africanistas enfrentam com a Prefeitura, principalmente com a Secretaria de Cultura municipal, que dificulta o diálogo visando avançar no tombamento. Carmem resgatou a história dos dois locais e o significado para os seguidores da religião de matriz africana. “A declaração de patrimônio imaterial desses dois locais é fundamentais para a memória e o futuro de nossa cultura e expressão de nossa religiosidade”, ressaltou Mãe Carmen. Falou que os locais vinham sendo destruídos e que precisavam ser resgatados pela sociedade. Patrícia Couto representando a CCDH/AL reafirmou o apoio da Comi  localizaçâo dassão à iniciativa e se dispôs a contribuir no projeto. O ato incluiu também um abraço simbólico à Pedra de Xangô e uma caminhada até a Gruta de Oxum.
  localizaçâo da PEDRA DE XANGÕ Patrimônio Material

AV.  Brasil esquina Rui Barbosa - Praia da Alegria - GUAÍBA RS - BRASIL

Nenhum comentário: